quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O QUE PODE CAUSAR A PERDA DA AUDIÇÃO

     O constante uso de fones de ouvido podem levar à surdez permanente, segundo especialistas, o zumbido é o primeiro sintoma de perda de audição.
O acessório já faz parte do cotidiano das pessoas, seja no ônibus, na academia, no trabalho ou até mesmo, numa simples caminhada, nos exemplos citados, dificilmente você encontará pessoas sem os fones. Para muitos, os fones de ouvido soam como alternativas de se livrar do barulho ou da sensação de calmaria do ambiente, tornando-se dessa forma, um recurso cada vez mais comum entre os adultos, adolescentes e até crianças (que usam o acessório para tornar mais intensos os barulhos dos joguinhos eletrônicos).
Porém, é precisa estar em alerta. Pois, aumentar o volume do som que vai para os fones de ouvido, para ficar acima dos sons do ambiente ou ficar muito tempo o utilizando pode provocar perda na audição. Segundo as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, uma pessoa que fica exposta a um ruído de 90 decibeis, por quatro horas ao dia, poderá desenvolver uma perda auditiva. Ficar muito tempo com os fones ouvindo música, pode ser tão prejudicial quanto ficar exposto aos ruídos dos ambientes, portanto, antes de colocar este acessório tão comum, pense bem, porque apartir desse momento, você pode estar contribuindo para que sua audição seja prejudicada. Realmente, tudo na vida depende de ponderação, e neste caso, a sua consciência saudável deve falar mais alto. Só depende de você
Música alta em MP3 pode causar surdez, diz estudo


RUÍDO PÕE EM RISCO A AUDIÇÃO DE MILHARES DE BRASILEIROS


Furadeiras, britadeiras, buzinas, entre outros itens muito comuns no cotidiano, aliados a falta de conhecimento das normas do trabalho, da consulta ao médico ocupacional e ao otorrinolaringologista, e o descaso com equipamentos de segurança estão entre as principais causas da surdez ocupacional, um dos mais graves problemas ocasionados em ambientes de trabalho no Brasil.
O barulho produzido pelas turbinas dos aviões pode chegar a 120 dB - quantidade suficiente para elevar o risco de doenças cardiovasculares como derrame, infarto e hipertensão, além de outros problemas, como insônia, estresse, depressão, gastrite e até surdez. Mas um dispositivo desenvolvido pelo designer Hung-Uei Jou pode finalmente dar utilidade ao ruído. Trata-se do Green Noise – um equipamento que capta o som produzido durante os vôos e decolagens e o converte em energia. A conversão ocorre dentro do próprio aparelho, que depois a transmite para onde for necessário, como se fosse uma tomada

5 comentários:

  1. A tecnologia ajuda e atrapalha muito, cada vez mais estão desenvolvendo aparelhos com volumes mais altos e estão pensando pouco na audição, e que tomam conta de todos e principalmente dos jovens.

    Guilherme Moreira 07
    2003

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu trabalho de escola.. Joana sua mãe para minha filha Luciene turma: 2003 nº 12 Grupo:02

    ResponderExcluir
  3. Eric adorei o seu trabalho , sei que existe muito preconceito ao deficiente auditivo.
    luciene
    grupo 2 turma 2003

    seu amigo eric.

    ResponderExcluir
  4. Elza professora de Literatura
    é um bom trabalho seu .

    luciene.

    ResponderExcluir
  5. Aroldo
    Gostei do seu trabalho
    seu exforço achei um maximo.
    turma 2003 n°12 grupo 2
    para luciene

    ResponderExcluir